4 estratégias de cibersegurança para proteger sua empresa

Conheça 4 estratégias de cibersegurança e saiba como proteger sua empresa contra ataques cibernéticos.

14/10/2021 Aprox. 8min.
4 estratégias de cibersegurança para proteger sua empresa

Com a aceleração da transformação digital, principalmente após o início da pandemia de Covid-19, a cibersegurança tornou-se um ponto fundamental de qualquer organização, seja qual for seu segmento. Isso acontece porque, à medida que novas tecnologias trazem benefícios para os negócios, elas também aumentam as possibilidades de ciberataques.

O aumento do home office e a vulnerabilidade dos endpoints também aumentam o grau de refinamento dos ataques cibernéticos, tornando ainda mais importante a implantação de estratégias integradas de cibersegurança. O objetivo dessas medidas é assegurar a proteção da organização, seus colaboradores, clientes e parceiros, preparando-a para possíveis desafios.

Confira algumas estratégias de cibersegurança para proteger sua empresa:

1 - Colocar a cibersegurança como parte da estratégia de continuidade dos negócios

Anteriormente à transformação digital, a segurança da informação era considerada responsabilidade da área de TI, mas esse tipo de cultura torna as empresas mais vulneráveis a possíveis problemas.

A proteção dos dados e informações organizacionais deve ser uma preocupação estratégica da companhia e fazer parte de todas as áreas de negócios, uma vez que a engenharia social, muito utilizada como técnica de invasão, afeta todas as áreas.

Conscientização dos colaboradores, proteção dos equipamentos e a construção de uma relação de confiança com os clientes contribuem para a segurança cibernética e devem fazer parte da estratégia de negócios, independente do setor.

Esse assunto torna-se ainda mais relevante quando falamos em gestores ansiosos por adotarem novas soluções tecnológicas de produtividade e automatização de processos, por exemplo.

Antes de tomar decisões importantes, é fundamental avaliar os riscos e cumprir alguns procedimentos necessários de segurança que têm como objetivo mitigar as chances de falhas e ataques que colocam em risco a empresa como um todo.

2 - Estabelecer uma cultura de cibersegurança

Mais do que softwares e ferramentas de proteção, a cibersegurança também envolve reduzir os riscos do fator humano entre os colaboradores, clientes e parceiros.

Segundo o estudo Data Breach Investigations Report 2019, publicado pela Verizon, 94% dos incidentes de segurança com malware ocorrem por meio do uso de e-mails maliciosos.

Com apenas um clique, o colaborador pode colocar em risco toda a rede corporativa, por isso é importante que as pessoas estejam conscientes das possibilidades e saibam como evitar as portas de entradas para ciberataques.

Para isso, é preciso ter uma cultura de cibersegurança estruturada, com regras estabelecidas, treinamentos e capacitações de modo que todos cumpram as diretrizes.

Outro ponto importante para prevenir tentativas de roubos de dados é a criação de camadas de defesas que possibilitam à equipe de segurança agir a tempo de evitar um problema maior.

Priorizar senhas fortes, utilizar duplo fator de autenticação nos sistemas de login e adotar um software completo de cibersegurança são algumas medidas que ajudam a reforçar a linha de defesa da empresa.

3 - Adequar-se à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está promovendo grandes mudanças na forma como empresas de todos os tamanhos e segmentos tratam dados de clientes, fornecedores, colaboradores, entre outros.

O impacto da lei nas empresas envolve novas práticas de governança de dados, ferramentas de controle, treinamento e capacitação dos colaboradores para lidar com a coleta e tratamento dos dados.

Para isso, é necessário ter um planejamento de segurança da informação elaborado com base no conjunto de normas ISO-NBR 27000.

A LGPD foi feita para que o Brasil esteja alinhado aos padrões internacionais de proteção de dados, por isso exige transparência das organizações e estabelece as responsabilidades e penalizações relacionadas ao tema.

Para isso, a adaptação demanda uma série de mudanças na cultura, nos processos e tecnologias relacionadas à segurança da informação.

4 - Investir em prevenção

Ainda que o investimento em cibersegurança tenha aumentado nos últimos anos, as empresas costumam investir pouco e nem todas têm um orçamento anual definido para a área.

Porém, quando há um ataque ou vazamento de dados, a organização precisa redirecionar recursos para resolver o problema, aumentando os gastos.

O cenário ideal é que a empresa tenha um investimento contínuo em cibersegurança, de modo a colocar em prática ações consistentes que ajudem a prevenir prejuízos futuros.

Assim, quando falamos em segurança cibernética, a prevenção é a melhor maneira de criar barreiras efetivas de proteção, evitando danos financeiros e à imagem da organização no mercado.

Com soluções adequadas em cibersegurança, como as oferecidas pela IB Tecnologia, sua empresa age de maneira proativa e fica à frente das ameaças.

Dessa forma, é possível economizar tempo e recursos com gerenciamento de crise e recuperação após a realização de um ciberataque.

A IB Tecnologia oferece diversas soluções em cibersegurança que utilizam a mais inovadora tecnologia israelense para garantir a proteção completa da sua empresa.

Para isso, atuamos de acordo com as melhores práticas do mercado e seguimos os mais elevados padrões de gestão e segurança da informação.

Conheça nossas soluções e coloque em prática uma estratégia de cibersegurança eficiente e integrada.

 

 

Carlos

Carlos

CTO

Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).


Posts relacionados

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos?
Cybersecurity
Saiba mais
11/04/2024 Aprox. 9min.

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos...

Descubra soluções para identificar vulnerabilidades e implementar medidas de segurança cibernética para proteger informações vitais contra ameaças.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção
Cybersecurity
Saiba mais
28/03/2024 Aprox. 6min.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção

Prevenção por decepção na defesa cibernética: uma abordagem que redefine as fronteiras da segurança digital.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio
Cybersecurity
Saiba mais
18/03/2024 Aprox. 7min.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio

Em um mundo onde as ameaças evoluem constantemente, a implementação eficaz das 6 camadas de cibersegurança é urgente. Saiba mais neste artigo.