Applet para SIM: o que é e qual sua função?

Saiba o que é applet para SIM e como essa função pode ser usada para aprimorar a cibersegurança da sua empresa.

10/08/2021 Aprox. 6min.
Applet para SIM: o que é e qual sua função?

Com o crescimento da telefonia celular, as operadoras começaram a oferecer aos assinantes serviços adicionais em busca de conquistar novos clientes. Para isso, surgiram os applets SIM, unidades autônomas que reúnem os recursos e serviços extras oferecidos pelas operadoras.

Atualmente, existem diversos applets SIM, que oferecem valor agregado ao consumidor e facilitam a comunicação direta entre a operadora e o sistema. Porém, este equipamento que está presente em grande parte dos dispositivos móveis deve ser protegido para que não se torne uma vulnerabilidade, colocando toda a rede em risco.

O que é applet SIM?

Applet SIM é uma espécie de miniaplicativo dedicado a cumprir uma tarefa específica, como criar recursos independentes das ofertas padrão da operadora e se comunicar diretamente com o dispositivo.

Além disso, o aplicativo pode relatar dados de diagnóstico sobre a qualidade da rede, apontar o status do dispositivo ou cumprir algumas tarefas de um microcontrolador.

Com o crescimento dos equipamentos IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês) e a necessidade de comunicação M2M (machine-to-machine, ou máquina para máquina), houve um aumento na utilização desses miniaplicativos, que oferecem diversas possibilidades de armazenamento.

Os applets SIM são baseados em Java Card, uma tecnologia relacionada à linguagem Java, e ambos possuem um sistema operacional escrito de forma semelhante.

Dependendo do applet e da infraestrutura disponível, o carregamento pode ser feito Over The Air por meio de um servidor OTA ou no momento da fabricação. O servidor OTA, por sua vez, usa uma variação de mensagens SMS ou HTTPS para o processo de atualização.

Assim, para que possa realizar funções específicas, o miniaplicativo precisa ser capaz de se comunicar fora da segurança do elemento SIM, o que é feito usando comandos predefinidos e padronizados no SIM Application Toolkit (SAT).

O SAT é compatível com a maioria dos hardwares de celulares atuais e geralmente é habilitado por padrão ou por meio de um comando simples.

Esse suporte ao SAT é fundamental para que um módulo de celular entenda e aceite os comandos.

A importância de investir em segurança para dispositivos móveis

Os dispositivos móveis oferecem várias facilidades para o dia a dia das pessoas, tanto com relação à vida pessoal quanto à rotina profissional.

Porém, os smartphones e tablets também devem fazer parte do plano de cibersegurança da empresa, já que vulnerabilidades presentes nestes dispositivos permitem que invasores rastreiem a localização de uma pessoa, ouçam chamadas, fraudem identidades digitais e até mesmo causem a interrupção do serviço da operadora por meio de ataques de negação de serviço (DoS, na sigla em inglês).

A melhor maneira de proteger os dispositivos usados pelos profissionais e, consequentemente, toda a rede corporativa, é investir em soluções que atuem em vários níveis dos sistemas.

A IB Tecnologia tem diversas opções de sistemas de cibersegurança, entre elas o FirstPoint, uma plataforma israelense de cibersegurança que identifica, alerta e protege os dispositivos conectados contra qualquer risco.

A solução fornece proteção baseada em operadora e inclui qualquer dispositivo baseado em SIM ou eSIM, possibilitando que redes privadas protejam todos os dispositivos associados enquanto monitoram as atividades em um único painel.

Como o FirstPoint funciona:

  • Implementação via rede móvel pública e privada;
  • Sinalização do assinante e tráfego de dados roteados por meio de uma rede segura;
  • Applet para SIM que aprimora a segurança do dispositivo e anonimato;
  • Detecção, alerta e bloqueio em tempo real de atividades maliciosas por políticas predefinidas.

Para saber mais sobre o FirstPoint e outras soluções de cibersegurança para a sua empresa, entre em contato conosco.

Carlos

Carlos

CTO

Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).


Posts relacionados

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos?
Cybersecurity
Saiba mais
11/04/2024 Aprox. 9min.

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos...

Descubra soluções para identificar vulnerabilidades e implementar medidas de segurança cibernética para proteger informações vitais contra ameaças.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção
Cybersecurity
Saiba mais
28/03/2024 Aprox. 6min.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção

Prevenção por decepção na defesa cibernética: uma abordagem que redefine as fronteiras da segurança digital.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio
Cybersecurity
Saiba mais
18/03/2024 Aprox. 7min.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio

Em um mundo onde as ameaças evoluem constantemente, a implementação eficaz das 6 camadas de cibersegurança é urgente. Saiba mais neste artigo.