Applet para SIM: o que é e qual sua função?
Saiba o que é applet para SIM e como essa função pode ser usada para aprimorar a cibersegurança da sua empresa.
Saiba o que é applet para SIM e como essa função pode ser usada para aprimorar a cibersegurança da sua empresa.
Com o crescimento da telefonia celular, as operadoras começaram a oferecer aos assinantes serviços adicionais em busca de conquistar novos clientes. Para isso, surgiram os applets SIM, unidades autônomas que reúnem os recursos e serviços extras oferecidos pelas operadoras.
Atualmente, existem diversos applets SIM, que oferecem valor agregado ao consumidor e facilitam a comunicação direta entre a operadora e o sistema. Porém, este equipamento que está presente em grande parte dos dispositivos móveis deve ser protegido para que não se torne uma vulnerabilidade, colocando toda a rede em risco.
Applet SIM é uma espécie de miniaplicativo dedicado a cumprir uma tarefa específica, como criar recursos independentes das ofertas padrão da operadora e se comunicar diretamente com o dispositivo.
Além disso, o aplicativo pode relatar dados de diagnóstico sobre a qualidade da rede, apontar o status do dispositivo ou cumprir algumas tarefas de um microcontrolador.
Com o crescimento dos equipamentos IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês) e a necessidade de comunicação M2M (machine-to-machine, ou máquina para máquina), houve um aumento na utilização desses miniaplicativos, que oferecem diversas possibilidades de armazenamento.
Os applets SIM são baseados em Java Card, uma tecnologia relacionada à linguagem Java, e ambos possuem um sistema operacional escrito de forma semelhante.
Dependendo do applet e da infraestrutura disponível, o carregamento pode ser feito Over The Air por meio de um servidor OTA ou no momento da fabricação. O servidor OTA, por sua vez, usa uma variação de mensagens SMS ou HTTPS para o processo de atualização.
Assim, para que possa realizar funções específicas, o miniaplicativo precisa ser capaz de se comunicar fora da segurança do elemento SIM, o que é feito usando comandos predefinidos e padronizados no SIM Application Toolkit (SAT).
O SAT é compatível com a maioria dos hardwares de celulares atuais e geralmente é habilitado por padrão ou por meio de um comando simples.
Esse suporte ao SAT é fundamental para que um módulo de celular entenda e aceite os comandos.
Os dispositivos móveis oferecem várias facilidades para o dia a dia das pessoas, tanto com relação à vida pessoal quanto à rotina profissional.
Porém, os smartphones e tablets também devem fazer parte do plano de cibersegurança da empresa, já que vulnerabilidades presentes nestes dispositivos permitem que invasores rastreiem a localização de uma pessoa, ouçam chamadas, fraudem identidades digitais e até mesmo causem a interrupção do serviço da operadora por meio de ataques de negação de serviço (DoS, na sigla em inglês).
A melhor maneira de proteger os dispositivos usados pelos profissionais e, consequentemente, toda a rede corporativa, é investir em soluções que atuem em vários níveis dos sistemas.
A IB Tecnologia tem diversas opções de sistemas de cibersegurança, entre elas o FirstPoint, uma plataforma israelense de cibersegurança que identifica, alerta e protege os dispositivos conectados contra qualquer risco.
A solução fornece proteção baseada em operadora e inclui qualquer dispositivo baseado em SIM ou eSIM, possibilitando que redes privadas protejam todos os dispositivos associados enquanto monitoram as atividades em um único painel.
Como o FirstPoint funciona:
Para saber mais sobre o FirstPoint e outras soluções de cibersegurança para a sua empresa, entre em contato conosco.