Gestão de privilégios: a importância do controle de acesso aos usuários

Entenda o que é gestão de privilégios e qual a importância do controle de acesso dos usuários para uma estratégia de cibersegurança bem-sucedida.

21/10/2021 Aprox. 8min.
Gestão de privilégios: a importância do controle de acesso aos usuários

Em relação à Segurança da Informação, um dos maiores desafios das empresas tem sido o fornecimento do acesso necessário a diversos funcionários sem comprometer a segurança das informações corporativas. A prática de gestão de privilégios, também chamada de gerenciamento de privilégios, faz parte de uma cultura de cibersegurança e ajuda a evitar ataques via endpoints.

Segundo um relatório da BeyondTrust divulgado em 2020, 80% dos ataques são bem-sucedidos porque exploram os endpoints e 70% dos ataques ao Windows são feitos por acesso privilegiado.

Além disso, um estudo publicado pelo The Forrester Wave aponta que pelo menos 80% de todas as violações de dados são resultado de credenciais privilegiadas comprometidas.

Devido ao grande volume de ciberataques, o controle de acesso às informações corporativas é fundamental para evitar danos financeiros e à reputação da marca.

O que é gestão de privilégios?

A gestão de privilégios, ou gerenciamento de acesso privilegiado (PAM, na sigla em inglês) é uma prática de cibersegurança que permite ao departamento de TI da empresa estabelecer determinadas contas com privilégio de acesso e gerenciamento de sistemas, dispositivos e aplicativos.

Esse controle é feito com base em regras de grupos, funções, negócios, entre outras, e possibilitam ainda isolar, monitorar, registrar e auditar sessões de acesso privilegiado, comandos e ações.

Assim, os colaboradores têm o acesso necessário para realizar seu trabalho, garantindo a segurança dos dados corporativos e responsabilizando as pessoas certas por eventuais danos.

Essa prática é essencial na prevenção de ataques, já que os colaboradores são uma das principais portas de entrada para ataques cibernéticos, seja por mau uso da tecnologia, falta de conscientização sobre cibersegurança ou por ações premeditadas.

Para evitar malwares e outros tipos de ciberataques, é fundamental investir em soluções especializadas e conscientização dos profissionais, criando formas de controle de acesso e cuidado no acesso a sites, e-mails, links e compartilhamento de dados sigilosos.

ISO 27002 e controle de acesso

Em meio a um cenário com aumento de ataques cibernéticos e uma demanda cada vez maior por segurança nas organizações, a norma internacional ISO 27002 surgiu para determinar boas práticas na gestão da segurança da informação.

Por isso, é fundamental na garantia da continuidade e manutenção dos processos de segurança, alinhando-os aos objetivos estratégicos da organização.

O principal objetivo da norma é estabelecer diretrizes e princípios gerais para iniciar, implementar, manter e melhorar a gestão de segurança da informação em uma organização.

Desse modo, inclui a seleção, a implementação e o gerenciamento de controles, levando em conta os ambientes de risco encontrados na empresa.

Uma de suas seções aborda especificamente o controle de acesso à informação, assim como aos recursos de processamento das informações e processos de negócios.

A norma estabelece que a empresa deve assegurar o acesso de usuário autorizado e prevenir o acesso não autorizado a sistemas de informação, visando a evitar danos a documentos e recursos de processamento da informação que sejam facilmente acessados.

A importância do gerenciamento de privilégios

Em teoria, credenciais como senhas ou padrões de acesso são uma informação pessoal e intransponível, mas não é o que acontece no dia a dia da maioria das organizações.

Muitas vezes, em uma equipe com as mesmas tarefas, por exemplo, as senhas são compartilhadas entre os membros de modo que possam cumprir com suas funções.

Nesse cenário, se uma conta privilegiada puder ser acessada por várias pessoas, se houver algum problema será mais difícil determinar quem foi o responsável pela ação que prejudicou toda a empresa.

Com um controle de acesso adequado e uma política bem estruturada de gestão de privilégios, a equipe de segurança pode analisar o horário de acesso, servidor utilizado, quantidade e modo de interações com o sistema, entre outras informações que ajudam na tomada de decisões.

Uma solução especializada em cibersegurança também possibilita a elevação dos privilégios de usuário para executar aplicativos temporariamente, restringir a alteração de funções específicas da estação de trabalho, limitar o acesso a configurações do sistema, entre outras possibilidades de acordo com as necessidades de cada empresa.

A IB Tecnologia oferece diversas soluções em cibersegurança que utilizam a mais inovadora tecnologia israelense para garantir a proteção completa da sua empresa.

Para isso, atuamos de acordo com as melhores práticas do mercado e seguimos os mais elevados padrões de gestão e segurança da informação.

Ao investir em soluções de cybersecurity, a sua empresa age de maneira proativa e fica à frente das ameaças, economizando tempo e recursos com o gerenciamento de crise e recuperação após a realização de um ciberataque.

Conheça as nossas soluções em cibersegurança, incluindo plataformas de proteção de endpoints e gestão de privilégios.

Carlos

Carlos

CTO

Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).


Posts relacionados

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos?
Cybersecurity
Saiba mais
11/04/2024 Aprox. 9min.

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos...

Descubra soluções para identificar vulnerabilidades e implementar medidas de segurança cibernética para proteger informações vitais contra ameaças.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção
Cybersecurity
Saiba mais
28/03/2024 Aprox. 6min.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção

Prevenção por decepção na defesa cibernética: uma abordagem que redefine as fronteiras da segurança digital.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio
Cybersecurity
Saiba mais
18/03/2024 Aprox. 7min.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio

Em um mundo onde as ameaças evoluem constantemente, a implementação eficaz das 6 camadas de cibersegurança é urgente. Saiba mais neste artigo.