Migração para nuvem: a importância da segurança no gerenciamento de acessos

Saiba mais sobre a importância da segurança na migração para a nuvem e como o gerenciamento de acessos ajuda a evitar ciberataques.

29/11/2021 Aprox. 6min.
Migração para nuvem: a importância da segurança no gerenciamento de acessos

 

O armazenamento de dados na cloud é uma das principais soluções para as empresas que buscam tornar sua gestão de informações mais segura. A migração para a nuvem também é uma ferramenta importante nas organizações que expandiram o home office ou adotaram o trabalho remoto de forma permanente.

Essa transição para o trabalho remoto, inclusive, foi o que acelerou a migração da infraestrutura e de serviços de empresas de diversos portes para a nuvem.

De acordo com o Gartner, a estimativa é que 80% das organizações devem migrar para serviços de nuvem e hospedagem até 2025, o que também aumenta as superfícies de ataque e gera novas vulnerabilidades de segurança.

Da mesma forma que as empresas veem na cloud uma possibilidade de expansão de seu ambiente, os cibercriminosos também identificaram essa transição e, cada vez mais, estão se atualizando para explorar as novas vulnerabilidades.

Melhores práticas em cibersegurança e gerenciamento de acessos

Com a ampliação dos ambientes de trabalho remotos, os desafios de gestão e segurança aumentaram, pois, além de cuidar do ambiente da empresa como um ponto de entrada de ciberataques, cada endpoint se torna mais um local de risco.

Um estudo apresentado pela Check Point mostrou que 93% dos ataques buscaram enganar os usuários por meio de sites ou links infectados, visando roubar suas credenciais de acesso.

A partir do acesso privilegiado, os hackers têm acesso à rede corporativa e podem espalhar malwares, infectar outras máquinas e conseguir acesso a dados importantes para a segurança da empresa.

Para evitar esses e outros tipos de ataques, é fundamental manter os patches de segurança atualizados e contar com soluções eficientes de cibersegurança desenvolvidas especialmente para atender às necessidades de cada empresa.

Além disso, um planejamento de cloud computing também contribui para aumentar a segurança em TI, aplicando recursos de VPNs, MFA, gestão de patches, logs, entre outros.

Outro ponto de atenção surgido nos últimos anos é a renovação da força de trabalho gerada por reestruturações na organização, seja por questões financeiras ou mudanças nos negócios.

Com isso, é possível observar que nem todas as empresas possuem metodologias de credenciamento e descredenciamento automático de usuários, o que torna a adaptação lenta e, muitas vezes, coloca a rede corporativa em risco.

Uma forma de superar esses riscos é implementar formas de governança e gerenciamento de acesso, incluindo a administração da identidade dos usuários, em conformidade com a LGPD e outras normas da área.

Isso é necessário porque, com a computação em nuvem, diferentes grupos dentro da organização devem ter seus próprios requisitos, com necessidades diferentes de acordo com as funções executadas.

Assim, uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado, combinada à autenticação multifatorial e acesso sem exposição da senha, é um método otimizado, seguro e produtivo de garantir que apenas os usuários certos tenham acesso aos diretórios na nuvem para os quais estão autorizados.

A transformação digital, mais do que uma adaptação tecnológica, demanda que as empresas adotem estratégias para proteger sua infraestrutura e serviços antes, durante e após a migração para a nuvem.

Para isso, é fundamental contar com soluções em cibersegurança que permitam à empresa agir de maneira proativa e ficar à frente das ameaças. Dessa forma, é possível economizar tempo e recursos com o gerenciamento de crise e a recuperação após a realização de um ciberataque.

Agora que você já sabe mais sobre a importância da cibersegurança na migração para a nuvem, confira nosso artigo sobre gestão de privilégios e controle de acesso dos usuários.

Carlos

Carlos

CTO

Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).


Posts relacionados

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos?
Cybersecurity
Saiba mais
11/04/2024 Aprox. 9min.

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos...

Descubra soluções para identificar vulnerabilidades e implementar medidas de segurança cibernética para proteger informações vitais contra ameaças.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção
Cybersecurity
Saiba mais
28/03/2024 Aprox. 6min.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção

Prevenção por decepção na defesa cibernética: uma abordagem que redefine as fronteiras da segurança digital.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio
Cybersecurity
Saiba mais
18/03/2024 Aprox. 7min.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio

Em um mundo onde as ameaças evoluem constantemente, a implementação eficaz das 6 camadas de cibersegurança é urgente. Saiba mais neste artigo.