Pentest: qual sua importância para uma estratégia de cibersegurança?

No mundo atual, os dados são um dos principais ativos de uma empresa. Entenda o que é pentest e qual sua importância para uma estratégia de cibersegurança.

20/12/2021 Aprox. 6min.
Pentest: qual sua importância para uma estratégia de cibersegurança?

Nos últimos anos, os ataques cibernéticos estão cada vez mais sofisticados e representam um grande risco para empresas de diversos segmentos. Por isso, uma estratégia bem-sucedida de cibersegurança deve incluir ações de prevenção, detecção e mitigação, como o pentest.

O pentest faz parte de uma estratégia de cibersegurança pois ajuda a verificar se os dados e sistemas da organização estão seguros. Junto a ações como varreduras de vulnerabilidades e prevenção de perda de dados, por exemplo, formam um conjunto eficiente de proteção contra ciberataques.

O que é e qual a importância do pentest?

Pentest é a abreviação de penetration test, que pode ser traduzido para o português como teste de invasão ou de intrusão.

O processo envolve a simulação de um ataque cibernético para encontrar vulnerabilidades em um aplicativo ou sistema de redes.

Por meio do teste, os profissionais de segurança conhecidos como pentesters podem identificar os pontos fracos da defesa de um determinado sistema e ajudar a empresa a solucioná-los.

Esse processo mostra ainda as informações e dados que estão sujeitos a roubos e vazamentos, possibilitando que a empresa entenda onde deve reforçar sua segurança.

Assim, embora grande parte da cibersegurança envolva a realização de varreduras regulares e a execução de medidas preventivas, o teste ajuda a identificar possíveis falhas que tenham passado despercebidas.

Por isso, é importante que esse processo seja executado regularmente, ao menos uma vez por ano, ou sempre que forem implantadas mudanças na rede, aplicações de patches de segurança ou mesmo a abertura de novos escritórios.

Esses testes podem ser feitos de forma manual, por profissionais especialistas em segurança da informação, ou por meio de softwares e plataformas automatizadas que possibilitam uma visão mais abrangente do sistema.

Perspectivas para o futuro da cibersegurança

Os testes de invasão manuais surgiram no final da década de 1990, quando as empresas contratavam especialistas em segurança e hackers experientes para tentar invadir seus sistemas e identificar vulnerabilidades.

Com o passar do tempo, alguns processos foram automatizados e hoje em dia as plataformas e softwares de cibersegurança facilitam o trabalho dos profissionais e a aplicação de medidas preventivas.

A área de desenvolvimento e segurança da informação está em constante evolução, com atualizações em linguagens, frameworks, sistemas e soluções tecnológicas de ponta.

Por isso, é cada vez mais importante que as empresas tenham uma estratégia eficaz de cibersegurança, combinando soluções em nuvem e monitoramento das atividades em tempo real.

Com o aumento do home office nos últimos anos, a proteção dos endpoints é ainda mais urgente, já que uma simples falha na segurança pode ser explorada por cibercriminosos e gerar prejuízos milionários devido ao roubo de dados.

Além disso, é importante que a solução adotada tenha flexibilidade e escalabilidade para acompanhar o crescimento da empresa e continuar oferecendo a proteção necessária.

Ao investir em soluções de cybersecurity, a sua empresa age de maneira proativa e fica à frente das ameaças, economizando tempo e recursos com o gerenciamento de crise e a recuperação após a realização de um ciberataque.

A IB Tecnologia oferece diversas soluções em cibersegurança que utilizam a mais inovadora tecnologia para garantir a proteção completa da sua empresa.

Para isso, atuamos de acordo com as melhores práticas do mercado e seguimos os mais elevados padrões de gestão e segurança da informação, incluindo medidas como pentest e proteção em tempo real.

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções israelenses em cibersegurança.

Carlos

Carlos

CTO

Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).


Posts relacionados

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos?
Cybersecurity
Saiba mais
11/04/2024 Aprox. 9min.

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos...

Descubra soluções para identificar vulnerabilidades e implementar medidas de segurança cibernética para proteger informações vitais contra ameaças.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção
Cybersecurity
Saiba mais
28/03/2024 Aprox. 6min.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção

Prevenção por decepção na defesa cibernética: uma abordagem que redefine as fronteiras da segurança digital.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio
Cybersecurity
Saiba mais
18/03/2024 Aprox. 7min.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio

Em um mundo onde as ameaças evoluem constantemente, a implementação eficaz das 6 camadas de cibersegurança é urgente. Saiba mais neste artigo.