Scanner de vulnerabilidade: o que é e quais as vantagens?

Conheça as vantagens do scanner de vulnerabilidades e conheça a melhor solução para a cibersegurança da sua empresa.

18/03/2022 Aprox. 8min.
Scanner de vulnerabilidade: o que é e quais as vantagens?

Uma ferramenta essencial para mitigar riscos cibernéticos e proteger os ativos das empresas, o scanner de vulnerabilidades atua de forma preventiva e corretiva. Através de uma solução especializada, é possível aprimorar a infraestrutura de cibersegurança da organização.

A maioria das falhas e brechas de segurança acontecem devido à falha humana, erros de programação ou má configuração de determinados aplicativos. Com o scanner de vulnerabilidades, é possível identificar e tratar esses pontos, contribuindo para a estratégia de segurança da informação.

O que é scanner de vulnerabilidades?

O scanner de vulnerabilidades é uma ferramenta automatizada que monitora aplicações e redes em busca de brechas e falhas de segurança.

Em geral, esses pontos podem ser portas abertas, padrões de codificação inseguros, erros em senhas, falhas de autenticação e outras possibilidades que deixam o sistema exposto a ciberataques e incidentes cibernéticos.

A função do scanner, portanto, é realizar varreduras nos sistemas, identificar vulnerabilidades conforme seu banco de dados, categoriza-las em diferentes níveis de risco e sugerir possíveis correções.

Durante as verificações externas de vulnerabilidades, a plataforma identifica as maiores ameaças imediatas, confere as atualizações de softwares e firmwares necessárias para a manutenção, portas e protocolos que podem ser usados como porta de entrada na rede.

Já a varredura da vulnerabilidade interna é voltada à rede corporativa interna e pode ser aprimorada a partir de credenciais para efetuar login nos dispositivos e executar verificações de conformidade, por exemplo.

Vantagens das varreduras de vulnerabilidade

  • Atuação constante

A plataforma de escaneamento opera de maneira constante, detectando todas as alterações que ocorrerem no período determinado.

As varreduras internas e externas da rede envolvem a análise dos IP’s, classificação das vulnerabilidades e identificação das brechas de segurança da rede.

  • Supervisão da segurança de rede

O scanner de vulnerabilidades pode ser usado tanto para prevenir quanto para corrigir falhas, pois identifica as brechas antes que ocorram invasões e também aponta alterações que podem ser aplicadas no futuro, em sua forma corretiva.

Essas ações possibilitam a supervisão da segurança da rede e seu aprimoramento contínuo, de acordo com as necessidades da organização.

  • Automatização de tarefas e relatórios

Um dos pontos mais importantes para garantir a eficiência da segurança das informações de uma rede é ter relatórios precisos sobre a infraestrutura e potenciais vulnerabilidades.

Com uma ferramenta especializada, é possível automatizar as tarefas e gerar relatórios que proporcionam uma visão completa da infraestrutura de rede.

A partir dessas informações, os gestores podem tomar decisões com base em informações concretas e no cenário atual da organização, de forma confiável e precisa.

Kayran: um scanner de vulnerabilidades prático e eficiente

Kayran é um scanner de vulnerabilidades em aplicativos web que permite a você analisar periodicamente seus ativos online.

Por meio de uma automação poderosa, a solução detecta um grande conjunto de vulnerabilidades e falhas de segurança em seus ativos digitais de uma maneira rápida e eficiente.

Essa solução é indicada para empresas de todos os tamanhos, pois não exige conhecimentos técnicos específicos, e testa ativos, produtos online, e-commerces, meios de pagamento e outros aplicativos na camada web.

Com o Kayran, você pode mapear os pontos fracos em seus ativos da web, ordená-los por gravidade e definir prioridades para a correção de vulnerabilidades.

Além disso, com o sistema de monitoramento, o sistema visa alcançar apenas vulnerabilidades exploráveis legítimas para que você não perca seu tempo.

  • Pentest

A solução automatizada possibilita que você conduza testes de invasão (pentests) otimizados, ajustando as varreduras com base nas suas necessidades e requisitos de agendamento.

  • Análise automática

O Kayran examina os seus ativos da web e gera uma descrição completa de todas as vulnerabilidades encontradas, junto a uma explicação clara do processo de exploração.

Assim, você poderá entender como se manter protegido e criar ações para mitigar os riscos de um possível incidente de cibersegurança.

  • Correção

Após a correção das falhas encontradas pelo Kayran, você pode refazer a exploração e restaurar o ataque para verificar a efetividade das medidas aplicadas.

  • Velocidade e exploração

Utilizamos métodos inovadores combinados a um poderoso processo de automação para reduzir os recursos do servidor e concluir a varredura com rapidez.

Kayran também oferece instruções claras para que você execute a mesma exploração por conta própria e aprenda mais sobre como corrigi-la.

Entre em contato com nossos consultores e agende uma varredura gratuita em seu site com o Kayran, a solução da IB Tecnologia em scanner de vulnerabilidades.

 

Carlos

Carlos

CTO

Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).


Posts relacionados

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos?
Cybersecurity
Saiba mais
11/04/2024 Aprox. 9min.

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos...

Descubra soluções para identificar vulnerabilidades e implementar medidas de segurança cibernética para proteger informações vitais contra ameaças.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção
Cybersecurity
Saiba mais
28/03/2024 Aprox. 6min.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção

Prevenção por decepção na defesa cibernética: uma abordagem que redefine as fronteiras da segurança digital.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio
Cybersecurity
Saiba mais
18/03/2024 Aprox. 7min.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio

Em um mundo onde as ameaças evoluem constantemente, a implementação eficaz das 6 camadas de cibersegurança é urgente. Saiba mais neste artigo.