Segurança de Endpoint: o que é e por que você deve investir?
Muitas vezes confundida com antivírus, a segurança de endpoint protege as redes de ataques complexos. Saiba as diferenças entre eles e os benefícios!
Muitas vezes confundida com antivírus, a segurança de endpoint protege as redes de ataques complexos. Saiba as diferenças entre eles e os benefícios!
No mundo atual, os dados são um dos principais ativos de uma empresa e o vazamento pode causar prejuízos milionários e danos à reputação da marca. Por isso, o investimento em segurança de endpoint é uma estratégia eficaz, pois apenas o antivírus pode não ser suficiente.
Para entender melhor, um endpoint é o dispositivo final que se conecta fisicamente em uma rede: computadores, smartphones, tablets, servidores e dispositivos associados à internet.
Contudo, a grande questão de um endpoint é quando ele é de uso profissional, pois o uso pessoal é menos atrativo para os hackers.
Principalmente com modalidades de trabalho à distância como home office, nômade digital e sistema híbrido, as pessoas acessam a rede empresarial de onde estiverem.
Isso abre uma oportunidade para que cibercriminosos acessem dados sigilosos por meio de conexões pessoais sem a devida proteção. Ou seja, adotar a abordagem da segurança de endpoint serve para evitar ataques, protegendo a rede acessada por dispositivos internos, estações de trabalho, laptops e outros.
O software de segurança de endpoint é instalado em cada sistema. Por meio de interrupção de ameaças e monitoramento geral, a solução assegura que todos os serviços conectados a uma rede estejam protegidos contra ataques cibernéticos.
Em geral, um sistema de proteção de endpoint engloba:
Essas ameaças incluem malware, sites suspeitos, arquivos baixados, cavalos de troia, spywares, adwares, rootkits, etc. A segurança de endpoint ainda é capaz de gerar relatórios com informações sobre a detecção de tentativas de ataques.
Apesar de ambos estarem ligados à cibersegurança e suas funções serem parecidas, a principal diferença entre eles é que enquanto o antivírus protege apenas um dispositivo, a segurança de endpoint é capaz de atuar na rede por completo.
Um software de endpoint security é mais flexível e dinâmico, monitorando as atividades de todas as máquinas conectadas na rede por meio de um único posto de controle.
Um sistema de segurança de endpoint é mais vantajoso financeiramente, afinal, reúne todos os componentes necessários para proteger a rede ao invés de contratar soluções individuais para cada dispositivo.
Para utilizar o software de segurança do endpoint, basta instalar e configurar o servidor central que fará a segurança da rede.
É possível economizar tempo da equipe de TI ou parceiro terceirizado para administrar o servidor de endpoint, pois é possível controlar permissões de uso, monitorar a rede e outros aspectos em um só meio de gerenciamento.
Infelizmente, as pessoas são as principais responsáveis pelo aumento dos riscos de invasão cibernética no ambiente organizacional. Porém, com a segurança de endpoint, dá para bloquear atividades indesejadas como o acesso a sites suspeitos e até mesmo uso de pendrives infectados no computador do trabalho.
A IB Tecnologia conta com empresas renomadas internacionalmente e oferece as melhores soluções em cibersegurança. Todas vêm de Israel, referência internacional na proteção de dispositivos e na atuação em conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Uma das soluções é a Deceptive Bytes, líder em tecnologia de antifraude em endpoint, que cria informações dinâmicas e enganosas que interferem em qualquer tentativa de assumir o controle de ambiente, impedindo que o malware execute um ataque bem-sucedido.
Isso permite a prevenção em tempo real de ameaças desconhecidas e sofisticadas, garantindo que os dados da sua empresa permaneçam seguros. Entre em contato e saiba mais sobre essa solução de segurança de endpoint!