SIEM: o que é e qual sua importância?

O SIEM contribui para a detecção de incidentes de cibersegurança que não seriam percebidos de outra forma. Saiba mais sobre seu funcionamento.

27/09/2021 Aprox. 6min.
SIEM: o que é e qual sua importância?

O gerenciamento da Segurança de Informação nas empresas envolve a instalação de antivírus, firewall e outras formas de proteção, como o SIEM, que ajuda a filtrar grandes quantidades de dados e priorizar alertas de segurança. Com isso, as organizações podem detectar incidentes que não seriam percebidos de outra forma.

O SIEM analisa as entradas do log para identificar sinais de atividade maliciosa e contribui para a cibersegurança como um todo, pois possibilita que a empresa determine a natureza do ataque e seu impacto nos negócios.

O que é SIEM?

SIEM significa Security Information and Event Management, ou Gerenciamento de Eventos e Informações de Segurança, e consiste em uma ferramenta poderosa para ajudar as organizações a detectarem as mais recentes ameaças de segurança em suas redes.

Um sistema deste tipo geralmente fornece dois resultados principais: relatórios e alertas.

Enquanto os relatórios agregam e exibem incidentes relacionados à segurança (como tentativas de login malsucedidas e atividades maliciosas), os alertas são acionados se a ferramenta detectar atividades que violam um conjunto de regras predefinidas.

A ferramenta agrega dados de eventos produzidos por dispositivos de segurança, infraestrutura de rede, sistemas e aplicativos.

Embora use os dados de log como fonte primária, a tecnologia também pode processar outras formas de dados, como telemetria de rede, por exemplo.

Os dados do evento são combinados com informações contextuais sobre usuários, ativos, ameaças e vulnerabilidades, possibilitando sua análise para fins específicos, como monitoramento de eventos de segurança de rede, monitoramento de atividades do usuário, relatórios de compliance, entre outras possibilidades.

Outra vantagem dessa tecnologia é fornecer a análise em tempo real de eventos para monitoramento de segurança, consulta e análises de longo prazo a partir da investigação do histórico.

Como funciona a solução SIEM?

Na prática, a ferramenta implanta um agente de coleta para reunir eventos relacionados à segurança de dispositivos do usuário final, servidores e equipamentos de rede.

Esses coletores encaminham os eventos para um servidor que, através de recursos de aprendizado de máquina, correlacionam eventos e outras informações, apresentando-as em um painel de gerenciamento centralizado, em que os analistas podem observar os dados e detectar possíveis incidentes de segurança.

Através de regras configuradas para cada tipo de negócio, alertas podem ser gerados de forma automática, desde um uso excessivo de CPU que pode indicar um malware em atuação, bem como a primeira detecção de um processo na máquina, permitindo assim que a equipe do SOC (Security Operations Center) detecte de forma precoce eventuais incidentes de segurança.

Com a solução SIEM, a empresa pode recriar a linha de tempo do ataque, além de facilitar o atendimento aos requisitos de conformidade definidos pela organização.

A tecnologia possibilita ainda a elaboração automática de relatórios que incluem todos os eventos de segurança registrados nas fontes.

OREV: uma solução all in one para a cibersegurança da sua empresa

O OREV é uma ferramenta israelense que utiliza inteligência artificial e machine learning para auditar diversos computadores e usuários em tempo real e em um único ponto de controle.

O sistema também analisa informações da rede e monitora as atividades realizadas na web para oferecer proteção contra ameaças internas e externas.

A partir de dashboards totalmente customizáveis, o OREV entrega somente informações já tratadas e verificadas pelos sistemas internos na própria plataforma.

Com isso, as equipes podem agir para bloquear, fechar brechas, mitigar vulnerabilidades e evitar vazamentos de dados, por exemplo.

O OREV é mais do que uma solução SIEM, pois além de consolidar os logs de análises dos endpoints e equipamentos sem agentes, entrega as informações normalizadas e analisadas sem a necessidade de integração com softwares de terceiros.

O OREV é uma solução all in one que agrega para a cibersegurança da sua empresa, ajudando a combater ameaças internas e externas. Entre em contato e saiba mais sobre a ferramenta.

Carlos

Carlos

CTO

Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).


Posts relacionados

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos?
Cybersecurity
Saiba mais
11/04/2024 Aprox. 9min.

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos...

Descubra soluções para identificar vulnerabilidades e implementar medidas de segurança cibernética para proteger informações vitais contra ameaças.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção
Cybersecurity
Saiba mais
28/03/2024 Aprox. 6min.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção

Prevenção por decepção na defesa cibernética: uma abordagem que redefine as fronteiras da segurança digital.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio
Cybersecurity
Saiba mais
18/03/2024 Aprox. 7min.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio

Em um mundo onde as ameaças evoluem constantemente, a implementação eficaz das 6 camadas de cibersegurança é urgente. Saiba mais neste artigo.