Sistema Militar de Defesa Cibernética entrou em vigor na última terça-feira

O Sistema Militar de Defesa Cibernética (SMDC) foi criado para apoiar a segurança e proteger infraestruturas críticas. Saiba mais sobre esse sistema.

08/12/2020 Aprox. 2min.
Sistema Militar de Defesa Cibernética entrou em vigor na última terça-feira

A partir desta terça-feira (01), fica criado o Sistema Militar de Defesa Cibernética (SMDC), tendo como órgão central o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), comando operacional permanentemente ativado e integrado por oficiais e praças das Três Forças Singulares. A criação do SMDC atende o cumprimento da Portaria nº 3.781/GM-MD, de 17 de novembro de 2020.

A dimensão cibernética, como partícipe no tema defesa, surge, de modo estruturado, a partir da Estratégia Nacional de Defesa (2008), que a definiu como um dos três setores estratégicos, juntamente com o nuclear e o espacial.

Na atribuição de cada um desses setores a cada uma das Forças Singulares, coube ao Exército a condução do Setor Estratégico Cibernético na Defesa.

O desafio do recém-criado SMDC será o de conduzir ações de proteção, exploração e ataques cibernéticos em proveito da Defesa Nacional, 24/7, com benefícios em prol de toda a sociedade, apoiando também a segurança cibernética em atividades interagências, como a proteção de infraestruturas críticas do País.

Sobre o Sistema Militar de Defesa Cibernética (SMDC)

O SMDC foi criado por meio da portaria nº 3.781/GM-MD, de 17 de novembro de 2020.

O SMDC é um conjunto de instalações, equipamentos, doutrina, procedimentos, tecnologias, serviços e pessoal essenciais para realizar ações voltadas para assegurar o uso efetivo do espaço cibernético pela Defesa Nacional, bem como impedir ou dificultar ações hostis contra seus interesses.

O órgão central do SMDC é o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), comando operacional conjunto, permanentemente ativado e com capacidade interagências. Em seu artigo 11, define-se a entrada em vigor da portaria em 1º de dezembro de 2020.

Gabriel

Gabriel

Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, MBA em Gerenciamento de Projetos, mais de 10 anos de experiência. Certificados: Scrum Master, ITIL V3, COBIT 4.1, ISO 20000, ISO 27001 Auditor


Posts relacionados

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos?
Cybersecurity
Saiba mais
11/04/2024 Aprox. 9min.

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos...

Descubra soluções para identificar vulnerabilidades e implementar medidas de segurança cibernética para proteger informações vitais contra ameaças.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção
Cybersecurity
Saiba mais
28/03/2024 Aprox. 6min.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção

Prevenção por decepção na defesa cibernética: uma abordagem que redefine as fronteiras da segurança digital.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio
Cybersecurity
Saiba mais
18/03/2024 Aprox. 7min.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio

Em um mundo onde as ameaças evoluem constantemente, a implementação eficaz das 6 camadas de cibersegurança é urgente. Saiba mais neste artigo.