Tecnologia de engano, ou dissuasão: o que é por que implementar na sua empresa?

O aumento de casos de ataques cibernéticos alerta para a prática de técnicas de segurança, como a tecnologia de engano. Entenda sobre essa estratégia!

24/06/2022 Aprox. 5min.
Tecnologia de engano, ou dissuasão: o que é por que implementar na sua empresa?

Para entender o que é tecnologia de engano, antes é preciso saber o que significa o conceito de defesa cibernética, que é um conjunto de técnicas para defender servidores, sistemas eletrônicos e redes de computadores de possíveis ataques.

Essa segurança cibernética deve ser trabalhada em vários níveis para ser eficaz, seja na própria estratégia de defesa das redes e aplicativos até na educação do usuário final.

O motivo é que os ataques cibernéticos estão cada vez mais comuns. De acordo com dados do Fortinet, o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques no ano passado. Comparado com 2020, o número aumentou mais de 950%.

A pandemia de Covid-19 é um dos motivos do crescimento expressivo de ataques. Graças ao salto digital do período entre 2020 e 2021 e a práticas de trabalho a distância, espaços colaborativos ou compartilhados, os hackers se aproveitaram das vulnerabilidades dos dispositivos eletrônicos para realizar práticas criminosas.

Tudo isso torna-se um alerta para a necessidade das empresas contarem com soluções em prol da cibersegurança. A tecnologia de engano, como a Deceptive Bytes, é uma das operações que vale a pena investir.

A seguir, explicaremos mais sobre o assunto. Continue a leitura para compreender!

Afinal, o que é a tecnologia de engano?

A tecnologia de engano, ou dissuasão, é uma estratégia de segurança com objetivo de desviar e impedir que um cibercriminoso consiga se infiltrar dentro de determinada rede.

Ela permite a identificação de métodos de ataque, além de produzir “armadilhas” que redireciona o criminoso para um servidor que reúne dados sobre o atacante.

A Deceptive Bytes é um exemplo de tecnologia de engano para proteger os endpoints e dados das organizações.

Essa plataforma israelente de cibersegurança cria informações dinâmicas e enganosas que interferem em qualquer tentativa de assumir o controle do ambiente, impedindo que o malware execute suas intenções maliciosas.

A tecnologia de engano cobre diversos cenários e pode interromper ameaças sem depender de assinaturas, padrões ou atualizações constantes.

Na prática, é assim que a Deceptive Bytes atua na:

- Defesa preventiva

A solução utiliza a tecnologia de engano ativo (deception), fazendo com que o malware acredite que está em um ambiente hostil para o ataque, reduzindo sua motivação e a chance de infecção.

- Defesa proativa

O sistema responde ativamente às ameaças à medida que evoluem, mudando o resultado do ataque.

Além disso, o Deceptive Bytes também ajuda a reduzir riscos, encargos e custos operacionais, já que não apresenta falsos positivos.

Como consequência, também aumenta as taxas de prevenção e detecção, contribuindo para a produtividade dos funcionários e aumentando a confiança na segurança da empresa.

Segurança cibernética para sua empresa

  • Ao investir em soluções de cibersegurança, sua empresa age de maneira estratégica e fica à frente das ameaças, reduzindo custos e otimizando o tempo que gastaria com o gerenciamento de crise e recuperação.

    A IB Tecnologia oferece diversas soluções que utilizam a mais inovadora tecnologia israelense a fim de assegurar uma proteção completa.

    Com parceiros qualificados e as melhores práticas do mercado, a IB garante elevados padrões de gestão e segurança da informação, sempre atuando conforme a legislação.

    O Deceptive Bytes é uma tecnologia de engano que oferece para sua empresa:

    Proteção completa do sistema com manuseio preciso;
  • Implantação ágil e facilidade de operação;
  • Detecção e respostas em tempo real;
  • Prevenção contra ameaças desconhecidas e sofisticadas.

    Entre em contato e conheça mais sobre essa solução!
Carlos

Carlos

CTO

Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).


Posts relacionados

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos?
Cybersecurity
Saiba mais
11/04/2024 Aprox. 9min.

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos...

Descubra soluções para identificar vulnerabilidades e implementar medidas de segurança cibernética para proteger informações vitais contra ameaças.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção
Cybersecurity
Saiba mais
28/03/2024 Aprox. 6min.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção

Prevenção por decepção na defesa cibernética: uma abordagem que redefine as fronteiras da segurança digital.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio
Cybersecurity
Saiba mais
18/03/2024 Aprox. 7min.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio

Em um mundo onde as ameaças evoluem constantemente, a implementação eficaz das 6 camadas de cibersegurança é urgente. Saiba mais neste artigo.