Tecnologia de engano, ou dissuasão: o que é por que implementar na sua empresa?
O aumento de casos de ataques cibernéticos alerta para a prática de técnicas de segurança, como a tecnologia de engano. Entenda sobre essa estratégia!
O aumento de casos de ataques cibernéticos alerta para a prática de técnicas de segurança, como a tecnologia de engano. Entenda sobre essa estratégia!
Para entender o que é tecnologia de engano, antes é preciso saber o que significa o conceito de defesa cibernética, que é um conjunto de técnicas para defender servidores, sistemas eletrônicos e redes de computadores de possíveis ataques.
Essa segurança cibernética deve ser trabalhada em vários níveis para ser eficaz, seja na própria estratégia de defesa das redes e aplicativos até na educação do usuário final.
O motivo é que os ataques cibernéticos estão cada vez mais comuns. De acordo com dados do Fortinet, o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques no ano passado. Comparado com 2020, o número aumentou mais de 950%.
A pandemia de Covid-19 é um dos motivos do crescimento expressivo de ataques. Graças ao salto digital do período entre 2020 e 2021 e a práticas de trabalho a distância, espaços colaborativos ou compartilhados, os hackers se aproveitaram das vulnerabilidades dos dispositivos eletrônicos para realizar práticas criminosas.
Tudo isso torna-se um alerta para a necessidade das empresas contarem com soluções em prol da cibersegurança. A tecnologia de engano, como a Deceptive Bytes, é uma das operações que vale a pena investir.
A seguir, explicaremos mais sobre o assunto. Continue a leitura para compreender!
A tecnologia de engano, ou dissuasão, é uma estratégia de segurança com objetivo de desviar e impedir que um cibercriminoso consiga se infiltrar dentro de determinada rede.
Ela permite a identificação de métodos de ataque, além de produzir “armadilhas” que redireciona o criminoso para um servidor que reúne dados sobre o atacante.
A Deceptive Bytes é um exemplo de tecnologia de engano para proteger os endpoints e dados das organizações.
Essa plataforma israelente de cibersegurança cria informações dinâmicas e enganosas que interferem em qualquer tentativa de assumir o controle do ambiente, impedindo que o malware execute suas intenções maliciosas.
A tecnologia de engano cobre diversos cenários e pode interromper ameaças sem depender de assinaturas, padrões ou atualizações constantes.
Na prática, é assim que a Deceptive Bytes atua na:
- Defesa preventiva
A solução utiliza a tecnologia de engano ativo (deception), fazendo com que o malware acredite que está em um ambiente hostil para o ataque, reduzindo sua motivação e a chance de infecção.
- Defesa proativa
O sistema responde ativamente às ameaças à medida que evoluem, mudando o resultado do ataque.
Além disso, o Deceptive Bytes também ajuda a reduzir riscos, encargos e custos operacionais, já que não apresenta falsos positivos.
Como consequência, também aumenta as taxas de prevenção e detecção, contribuindo para a produtividade dos funcionários e aumentando a confiança na segurança da empresa.