O que é comprometimento de e-mail corporativo?

Todos os dias, cibercriminosos tentam atacar a caixa de entrada dos colaboradores por meio do comprometimento de e-mail corporativo. Veja como se proteger!

14/10/2022 Aprox. 6min.
O que é comprometimento de e-mail corporativo?

Os ataques baseados no comprometimento de e-mail corporativo, também conhecidos como Business Email Compromise (BEC), são uma das principais ameaças que as empresas enfrentam.

Infelizmente, a maioria das tecnologias usadas para evitar as ameaças não são suficientes para acompanhar o volume e tipos de ataques.

Por isso, hoje vamos mostrar o que pode ser considerado comprometimento de e-mail corporativo e como se proteger dos cibercriminosos. Acompanhe a seguir!

O que é comprometimento de e-mail corporativo?

O ataque de comprometimento de e-mail corporativo ou BEC é uma fraude avançada que tem como objetivo enganar os colaboradores de uma empresa.

Os criminosos visam negócios de todos os portes e de diversos setores. Quando é efetivado, o golpe costuma ser lucrativo, pois para reverter a situação são exigidas grandes somas de dinheiro.

Para cometer o crime, o invasor estuda a empresa que será a vítima, a identifica e tenta se passar por alguma pessoa conhecida, principalmente por um profissional de alto cargo dentro da organização.

Só então que o criminoso envia uma mensagem para atrair e induzir outros funcionários ou parceiros a tornar alguma ação específica, como o pagamento de uma boleto via transferência eletrônica ou boleto bancário. Geralmente, a solicitação é feita com urgência.

Além de ganhar dinheiro, as pessoas que tentam o comprometimento de e-mail corporativo também buscam obter informações confidenciais.

Por isso, é fundamental que os colaboradores evitem utilizar o e-mail corporativo no cadastro de redes sociais ou outros sites. Dessa forma, há menos risco de expor dados desnecessariamente.

Por que os ataques BEC são difíceis de detectar?

São diversos pontos que dificultam a identificação de ataques BEC, mas podemos destacar:

  1. Os e-mails são de baixo volume: Diferente de outros tipos de cibercrimes, os de comprometimento de e-mail corporativo não são feitos com volume alto para não alertar os filtros de segurança existentes nas caixas dos e-mails de colaboradores. Ao contrário, os fraudadores enviam um ou dois e-mails, sugerindo confiabilidade.
  2. Os criminosos usam uma conta de e-mail legítimo: É possível realizar ataques em e-mails já comprometidos. Porém, se não for o caso, muitos criminosos conseguem usar remetentes parecidos com os reais, confundindo as vítimas, que no dia a dia podem não perceber que as solicitações são uma ameaça.
  3. O domínio também pode ser legítimo: Os ataques de phishing, como são considerados, muitas vezes vêm de endereços de IP que tenham reputação boa ou neutra.

Como proteger os e-mails corporativos?

Mesmo com os recursos de segurança oferecidos pelos provedores de e-mail corporativo em nuvem, a engenharia social, as limitações internas, de fornecedores e até mesmo a falta de conhecimento dos usuários do e-mail podem causar prejuízos milionários à organização.

Para evitar esse cenário negativo, o ideal é contar uma plataforma de segurança Software as a Service (SaaS), como a IRONSCALES, oferecida pela IB Tecnologia, referência em soluções de cibersegurança.

A IRONSCALES combina a inteligência artificial (IA) e humana, pois foi aprimorada por milhares de equipes de segurança e criada para detectar e remover ameaças que possam resultar no comprometimento de e-mail corporativo.

Além disso, é fácil de ser implementada e operada, com ampla capacidade de parar todos os tipos de ameaças por e-mail, incluindo ataques avançados como BEC, ATO e mais.

Entenda o que a plataforma oferece:

  • Proteção abrangente contra todas as formas de phishing antes, durante e após incidentes;
  • Ferramentas e abordagem habilitadas para IA;
  • Inovação contínua e engajamento voltado para o futuro;
  • Foco em phishing (vs. SEG);
  • Soluções baseadas em nuvem;
  • Funciona dentro dos recursos de segurança da plataforma de e-mail (Office365, G-Suite, Microsoft Exchange).

Acesse o site da IB Tecnologia e confira os diferenciais do IRONSCALES para sua empresa!

Carlos

Carlos

CTO

Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).


Posts relacionados

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos?
Cybersecurity
Saiba mais
11/04/2024 Aprox. 9min.

Como fortalecer a segurança cibernética em setores críticos...

Descubra soluções para identificar vulnerabilidades e implementar medidas de segurança cibernética para proteger informações vitais contra ameaças.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção
Cybersecurity
Saiba mais
28/03/2024 Aprox. 6min.

Além dos antivírus: a eficiência da prevenção por decepção

Prevenção por decepção na defesa cibernética: uma abordagem que redefine as fronteiras da segurança digital.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio
Cybersecurity
Saiba mais
18/03/2024 Aprox. 7min.

Explorando as 6 camadas da segurança cibernética: soluções adequadas para cada desafio

Em um mundo onde as ameaças evoluem constantemente, a implementação eficaz das 6 camadas de cibersegurança é urgente. Saiba mais neste artigo.